Por que NÃO contratar um seguro com COOPERATIVAS ou ASSOCIAÇÕES?

Por que NÃO contratar um seguro com COOPERATIVAS ou ASSOCIAÇÕES?

Por que NÃO contratar um seguro com COOPERATIVAS ou ASSOCIAÇÕES?

Na procura de melhores preços, muitas pessoas optam por alternativas mais baratas e esquecem de observar vários ítens essenciais para estar tranquilo numa eventualidade. 

 No setor dos seguros automotivos não é diferente. A concorrência entre as seguradoras permite que haja uma diferença de preços entre seguros para a mesma cobertura, o que beneficia o segurado. Por outro lado, as vantagens aparentes oferecidas pelo seguro de cooperativa ou associação, podem trazer sérias dores de cabeça e prejuízos para quem contrata. Veja o porquê:

É ilegal

A venda de seguros no Brasil é regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a autarquia federal que autoriza, controla e fiscaliza a venda de seguros no país. De acordo com a Susep, cooperativas e associações que ofertam proteção contra roubos e contra acidentes de carros agem na ilegalidade, uma vez que elas não têm autorização para negociar seguros — mesmo que vendam os benefícios aos segurados com outro nome, como o de “proteção automotiva”.

Não obedece normas

Os seguros oferecidos pelas seguradoras seguem as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de  Seguro Privado (CNSP), órgão do Ministério da Fazenda que é responsável pela regulamentação do setor. A chamada proteção automotiva não segue qualquer das normas legalmente estabelecidas.

Não tem garantias

Para garantir a cobertura do seguro em caso de sinistro, ou seja, no caso de roubo ou de acidente, a seguradora conta com um lastro financeiro consistente, que é apoiado por grandes instituições, inclusive internacionais.

Além disso, a seguradora credenciada pela Susep conta com o resseguro, que é uma espécie de depósito que as seguradoras fazem em uma instituição maior que reúne várias seguradoras e que garante que o seguro será pago, mesmo se a seguradora quebrar. Ou seja, o segurado conta com a certeza de que vai receber o seguro em caso de necessidade.

As cooperativas não oferecem as mesmas garantias e são vários os casos de pessoas que tiveram grandes prejuízos com veículos acidentados ou roubados. Mesmo acionando na Justiça a cooperativa responsável pela prometida proteção automotiva, grande parte não conseguiu o ressarcimento do prejuízo simplesmente porque a cooperativa não tinha dinheiro para pagar.

Não tem assistência de corretores

corretor de seguros é um profissional capacitado para atender o mercado securitário. Para adquirir essa condição, ele presta um exame que atesta sua capacidade. E somente após a aprovação ele pode requerer o registro na Susep. Credenciado, o corretor se torna capaz de orientar o segurado na contratação de um seguro, apresentando alternativas, analisando benefícios e acompanhando a tramitação do contrato.

Além disso, em caso de sinistro, o corretor também está apto a prestar toda a assistência ao segurado. Geralmente, os bons corretores de seguros conquistam a confiança dos clientes e se tornam consultores permanentes dos segurados, que costumam acompanhar por longos períodos.

No caso das cooperativas, a venda da proteção automotiva não vai além do interesse comercial da contratação de um serviço irregular e não é realizada por um profissional comprometido com o cliente. Certamente, nenhum corretor de seguros sério se envolve com esse tipo de transação.

 Agora que você sabe os riscos em contratar uma Cooperativa ou Associação, ficou claro como é importante ter uma proteção através de uma Seguradora devidamente regulamentada no seu estado. Agora você pode escolher o melhor produto para proteger o seu veículo. Para saber mais, simular e contratar www.planej.com.br

 

 

SEGURADORAS PARCEIRAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Facebook
  • Instagram